Alt Text

Lobisomem

Muitos acreditam que a lenda do Lobisomem se iniciou aqui no Brasil, outros creem que foi nos Estados Unidos, mas em realidade sua origem se deu Grécia Antiga, através da história de um rei, de nome Licaon, que teria sido punido por Zeus, o principal deus da mitologia grega, que transformou o rei em lobo, nascendo assim a lenda do Lobisomem.

No Brasil esta lenda se popularizou no interior do país, onde muita gente diz já ter visto o Lobisomem real de perto. A lenda, como contada em nosso país, retrata um homem que vive no campo, em sua fazenda, e que, em noite de lua cheia, se transforma em lobo e fica a uivar pela mata adentro.

O Lobisomem faz parte da Turma do Folclore e é um grande amigo de todos, ajudando a proteger os animais dos campos e fazendas, como as vacas, ovelhas e galinhas, contra os malfeitores. É uma lenda folclórica brasileira muito importante e presente no nosso imaginário popular.

A LENDA DO LOBISOMEM – TURMA DO FOLCLORE

No topo da montanha, bem no meio da floresta, vive um homem como outro qualquer. No dia a dia, ele cuida de sua plantação

E alimenta os passarinhos, suas galinhas e ovelhas.

Mas quando a noite chega, ele se transforma no Lobisomem!

Nas noites de lua cheia, ele contempla o luar uivando.

Seu uivar é tão alto que desperta os animais da floresta.

Todos se alegram quando o lobisomem desce da montanha e chega na floresta

Menos o preguiça, que não consegue dormir com suas uivadas!

O lobisomem é muito simpático, e um belo contador de histórias.

Mas alguns se assustam ao vê-lo, como os ladrões de galinha, que morrem de medo deste lobo.

O Lobisomem volta para sua casa, onde se transforma novamente em homem, e vai descansar antes de mais um dia de trabalho.