Alt Text

Iara

A Iara é uma das lendas folclóricas mais populares em nosso país. Mesmo tendo se iniciado originalmente na região Norte do Brasil, apresentando características que remetem ao folclore indígena e sendo situada no rio Amazonas, os principais elementos dessa lenda são na verdade europeus, sendo eles introduzidos na cultura popular brasileira pelos portugueses, sendo esta lenda consolidada e se tornando mais conhecida em meados do século XIX.

A Sereia Iara é conhecida por ser a mãe da água. Ela protege os rios do Brasil contra os pescadores que tentam roubar e abater os pobres animais aquáticos que vivem por lá. A Iara tem o poder de, com seu canto e sua beleza incomum, enfeitiçar os pescadores, atraindo eles para o fundo do rio.

Ela vive em um lindo palácio nas profundezas dos rios, e sobe até as margens para se encontrar com seus amigos da Turma do Folclore, participando de missões de proteção ao meio ambiente.

A LENDA DO IARA – TURMA DO FOLCLORE

Nas profundezas do rio, em um lindo palácio, vive a Iara.

Seu nome significa “A moça das águas”.

Metade peixe, metade mulher, ela tem uma linda cauda que a ajuda a nadar.

E vive rodeada de muitos corais, e algas.

Além de peixinhos e tartarugas que adoram enfeitá-la.

A Iara sobe até as margens do rio e ajuda os animais da Floresta a cuidarem das águas, e jogar toda a sujeira no lixo

Ela traz, do fundo do rio, muitas algas e plantas medicinais para curar os animais da floresta, quando eles estão doentes.

Ela adora repousar sobre as pedras e mexer a cauda enquanto se penteia.

Mas quando a família de peixinhos está a perigo, a Iara logo se põe a cantarolar, e seu canto enfeitiça os pescadores, que ficam hipnotizados.

Oba! Ela salvou os peixinhos!

A noite vai caindo e já é hora de a Iara voltar para o seu palácio.

Onde antes de se deitar, ela vai para a janela cantar para os animais da floresta dormirem.