A palavra Folclore vêm do inglês Folklore, que significa “sabedoria popular”. Ele representa as manifestações da cultura popular de um povo e suas tradições, que se formam como um traço característico da identidade cultural de um país através de diversos elementos como Danças, músicas, contos, crendices, festas, trava-línguas, parlendas, brincadeiras e jogos.
FOLCLORE BRASILEIRO
O Folclore é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco. Mas uma pergunta fica no ar: Quem criou as tradições e lendas do nosso folclore? Bom, a resposta não é tão simples, uma vez que a autoria das manifestações folclóricas são anônimas, fazendo partes das crendices e “causos” que acabam passando de geração para geração, Isso explica o fato de que muitas lendas acabam sendo explicadas de muitas maneiras distintas, e esta particularidade acaba vindo da grande extensão geográfica do nosso país, que faz com que as lendas folclóricas e costumes acabem tendo uma identidade e versão própria.
O Folclore Brasileiro tem sua origem resultante da grande mistura de povos que habitaram o Brasil, tendo suas raízes originalmente na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena. Cada um desses povos teve sua contribuição para a criação dos elementos e personagens do nosso folclore brasileiro, por isso acabam fazendo parte dele, histórias e lendas com traços europeus, indígenas e africanos.
O Folclore Brasileiro é celebrado em todo o país no dia 22 de agosto e a comemoração do dia do Folclore Brasileiro é um momento de valorização da cultura do nosso país, e este é um patrimônio extremamente importante do nosso povo, pois reforça a identidade social do país, mantendo viva a nossa cultura popular. E esta data é muito trabalhada na educação infantil, através das lendas folclóricas e diversas atividades sobre o folclore, pois conhecer os elementos do folclore brasileiro, desde cedo, ajuda a conectar gerações, e resgata o nosso passado, para que ele não seja esquecido.
Existem muitas formas de expressão do folclore brasileiro, através de muitas atividades e tradições, como por exemplo cada um dos elementos abaixo:
- Contos/Lendas: Saci Pererê, Mula sem Cabeça, Sereia Iara, Lobisomem…
- Danças: Bumba meu boi, Maracatu, Frevo, Samba de roda…
- Festas: Folia de reis, festa junina, bumba meu boi, Círio de Nazaré…
- Jogos/Brincadeiras: Amarelinha, Passa anel, Cabra cega, batata quente, gato mia…
- Parlendas: “Batatinha quando nasce”, “corre cotia”, “hoje é domingo pede cachimbo”…
- Músicas: Pombinha branca, Marcha Soldado, Alecrim, Se essa rua fosse minha, Marinheiro só…
- Trava-línguas: O rato roeu a roupa do rei de Roma, Três pratos de trigo para três tigres tristes, mafagafos…