Saci-Pererê
O Saci-Pererê um menino travesso que gosta de brincar, mas quando a floresta está em perigo, ele age com rapidez para salvá-la. Pulando em uma perna só, mas muito ágil, ele consegue estar rapidamente em todos os cantos da floresta. É o divertido personagem do folclore brasileiro.
Iara
A Iara é uma sereia muito vaidosa. Ela adora cantar e seu canto hipnotiza os maldosos. Ela também traz plantas e algas do fundo do rio para curar os animais de enfermidades. É a doce encantadora sereia do folclore brasileiro.
Curupira
O Curupira é o protetor da natureza. O Curupira tem os pés virados para trás, e está sempre vigiando a floresta para espantar os maldosos que tentam destruí-la. É o astuto personagem do folclore brasileiro.
Caipora
A Caipora é uma indiazinha muito simpática que passeia pela floresta com seu fiel escudeiro, o porquinho. Ela mora na aldeia da floresta, onde aprende muito com seus amigos índios. É a indiazinha destemida do folclore brasileiro.
Mula sem cabeça
A Mula sem cabeça é um ilustre personagem do nosso Folclore. Com fogo no lugar da cabeça, ela vive lá na fazendinha, junto com cavalos, galinhas e vaquinhas, ao lado da Igrejinha, e todos os dias sai para passar na floresta e brincar com os outros animais. Ela está sempre alerta, ajudando a evitar as queimadas na mata. É a simpatica mulinha do folclore brasileiro.
Lobisomem
O Lobisomem é um homem que trabalha de dia, e de noite se transforma em um simpático lobo. Ele vive no interior do país, e nas noites de lua cheia gosta de uivar no topo da montanha, antes de encontrar os animais da floresta para contar histórias do nosso Brasil. É homem lobo contador de histórias do folclore brasileiro.
Boto-cor-de-rosa
O Boto-cor-de-rosa é um simpático e gentil personagem do Folclore Brasileiro. Ele desfila sua beleza nas águas do Amazonas, e por lá, dá saltos e piruetas na água, e costuma dar uma forcinha para o amor, unindo os animais da Floresta. Clique para assistir os videos da música e a lenda do Boto-cor-de-rosa.
Boitatá
O Boitatá é a cobrinha mais simpática do nosso Folclore. Os animais nunca sabem por onde ela se esconde. Ela vive rastejando pela floresta com uma labareda de fogo que envolve todo seu corpo, e ilumina tudo por onde passa. É a ligeira cobra do folclore brasileiro.
Cuca
A Cuca é uma bruxinha simpática e protetora da floresta. Quando os pais dos filhotes saem para trabalhar, a Cuca vem pegar os animaizinhos para cuidar e ensiná-los sobre a natureza e magia, dentro de sua caverna. Apesar de sua figura horripilante em um corpo de jacaré, esta personagem do folclore brasileiro é muito amável.
Boi-bumbá
O Boi Bumbá é um boizinho muito animado do folclore brasileiro. Ele tem uma manta colorida que protege seu corpo, que é repleto de insígnias e medalhas. O Boi Bumbá vive nas regiões Norte e Nordeste, e sua aparição é motivo de muita festa e celebração.
Vitória Régia
A Vitória Régia é uma doce personagem do Folclore Brasileiro. Ela passeia pelos rios da floresta sob uma grande folha redonda, distribuindo flores para todos os animais e seus amigos. Clique para assistir os videos da música e lenda da Vitória Régia.
Negrinho do Pastoreio
O Negrinho do Pastoreio é um clássico personagem do folclore brasileiro. Ele vive nos pampas gaúchos e sempre que alguém perde alguma coisa, recorre a sua ajuda para encontrar o objeto perdido. Ele está sempre acompanhando de se cavalo baio, cavalgando por aí.
Matinta Perera
A lenda da Matinta Perera teve origem na região Norte do Brasil, e conta a história de uma bruxa que vive na floresta e que, de noite, se transforma em pássaro e passa a voar e assobiar pela floresta. Conheça mais sobre esta lenda do nosso folclore.
Comadre Fulozinha
Comadre Fulozinha é uma lenda do folclore brasileiro conhecida como a Mãe da Mata, por proteger as florestas, bosques e selvas do país. Ela é uma das lendas mais famosas do Nordeste do Brasil. Conheça mais sobre esta lenda do nosso folclore.
Mani Mandioca
Mani Mandioca é um personagem do folclore do Brasil e sua lenda é de origem indígena, retratando o surgimento deste importante alimento que os índios trouxeram para o mundo: a Mandioca. Conheça mais sobre esta lenda do nosso folclore.
Bicho Papão
O Bicho Papão é uma lenda do nosso folclore oriundo da península Ibérica. Ela conta sobre uma criatura muito comilona, que vive no telhado e gosta de interagir com as criancinhas. Conheça mais sobre esta lenda do nosso folclore.